Carlos Lopes, ex-atleta ‘leonino’ e actual director do departamento de atletismo do Sporting, completa hoje 68 anos. Nascido a 18 de Fevereiro de 1947, em Vildemoinhos, Viseu, sagrou-se campeão olímpico e foi um dos melhores atletas da sua geração e de sempre.
O mais velho de sete irmãos começou a trabalhar ainda em criança. Nesta altura, o ex-atleta ‘leonino’ sonhava ser serralheiro e jogador de futebol. No entanto a sua vida não passou pela bola no pé e, um pouco por acaso, entrou no atletismo no Lusitano Futebol Clube.
Estreou-se na São Silvestre de Viseu onde cortou a meta em segundo lugar. Volvidas duas semanas sagrou-se campeão regional de juniores em corta-mato e, logo a seguir, ficou em terceiro no Campeonato Nacional. Depois destas conquistas, o atleta foi seleccionado para representar Portugal no escalão de juniores, no Crosse das Nações de 1966, em Rabat. No mesmo ano, Carlos Lopes sagrou-se campeão nacional de juniores nos 3.000m e tornou-se atleta dos ‘leões’ sob a orientação do Professor Moniz Pereira.
Muitos foram as medalhas, as conquistas e os recordes de Carlos Lopes. Com o leão ao peito, sagrou-se dez vezes campeão nacional de corta-mato e cinco vezes campeão de Portugal em Pista; a nível mundial, arrecadou três títulos de campeão mundial de corta-mato e duas vezes vice-campeão; venceu, ainda, três Taças de Campeões Europeus de Corta-Mato a título individual e muitos outros troféus a nível colectivo.
Entre 1971 e 1976, o atleta melhorou nove vezes o recorde nacional dos 5.000m e sete vezes o recorde nacional dos 10.000m. O atleta fez parte da equipa ‘verde e branca’ – juntamente com Américo Barros e Fernando Mamede – que bateu o recorde nacional de estafeta 4x1.500. A nível internacional, sagrou-se, também, recordista europeu e mundial.
Na maratona, o atleta ‘leonino’, em 1984, trouxe a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal. Carlos Lopes cortou a meta dos Jogos de Los Angeles em primeiro lugar, conseguindo o maior feito de sempre da carreira. Oito anos antes, o atleta já tinha conquistado a medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá.
Carlos Lopes é uma das maiores figuras do atletismo e do desporto nacional. E hoje, uma semana depois do aniversário do Professor Moniz Pereira, está de parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário