Anselmo Fernandez nasceu em Lisboa a 21 de Agosto de 1918 e faleceu em Madrid no ano 2000, aos 81 anos de idade. Foi o treinador que conquistou a Taça das Taças, em 1963/64.
Anselmo Fernandez niciou a sua carreira de futebolista, no Sporting, aos 16 anos de idade (1933). Por doença, teve de abandonar o futebol quando a equipa "leonina" era treinada por Joseph Szabo. Ainda teve uma breve experiência no Râguebi, aos 27 anos, mas acabou por desistir para concluir o curso de Arquitectura.
Estreou-se como treinador do Sporting em 1962, curiosamente substituindo Szabo. Foi o primeiro treinador em Portugal a mostrar aos jogadores filmes das equipas adversárias com as cquais eiam jogar, como forma de os alertar para diversas situações de jogo.
Em 1964, Anselmo Fernandez e a equipa do Sporting fizeram história ao conquistarem a Taça dos Vencedores das Taças. Foi a unica equipa Portuguesa a conseguir este trofeu.
Enquanto treinou o Sporting, no caminho para a conquista da Taça, não recebeu um tostão do Clube, mas no ano seguinte quando Brás Medeiros entrou para a presidência foi-lhe oferecido um contrato de 15 contos por mês. Só Recebeu o primeiro mês, porque não gostou de uma atitude de um dirigente que terá entrado no seu campo de acção e demitiu-se por isso.
O arquitecto Anselmo Fernandez foi o responsável (ao lado de Sá da Costa) pelo projecto de construção do Estádio José Alvalade, e também do Hotel Tivoli e da Reitoria das Faculdades de Letras e de Direito de Lisboa, entre outros.
Mais tarde sofreu um grave acidente de viação e foi operado ao cérebro pelo cirurgião Vasconcelos Marques. Esteve às portas da morte, mas conseguiu ultrapassar essa fase terrivel da sua vida.
Ficará, para sempre, ligado à história do Clube, como autor do maior feito "leonino": A Conquista da Taça das Taças.
Sem comentários:
Enviar um comentário