terça-feira, 5 de julho de 2011

António Stromp

Foi um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal. Transitou do Campo Grande Football Club.
Pertencia a uma família de atletas, com os seus irmãos Francisco e José.
Notabilizou-se em atletismo e no futebol. Foi o primeiro atleta Olímpico do Clube.

António Stromp, para além de fundador do Sporting e de ser um atleta de elevada cotação, foi, igualmente, um exemplo de como deve proceder e comportar-se um sócio de um clube desportivo com a dimensão do Sporting Clube de Portugal.
No futebol, António Stromp foi inicialmente extremo-esquerdo e mais tarde interior-direito. A seguir jogou interior-esquerdo e, finalmente, a extremo-direito, posição onde atingiu bastante notoriedade.
A sua maior coroa de glória terá sido a deslocação do Sporting ao Brasil. António Stromp participou nos cinco jogos, nos quais deixou magnífica impressão. De tal modo teve ofertas de clubes do Rio de Janeiro para ficar. O seu amor pelo Sporting nunca permitiu que a mudança acontecesse.
No atletismo, praticou salto com vara e corridas de velocidade e com barreiras. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Estocolmo.
Foi o primeiro atleta do Sporting a adquirir o estatuto de atleta Olímpico. Nos 100 metros esperou ao Sol hora e meia pela sua série e isso prejudicou-o grandemente. Mesmo assim foi terceiro, correndo a par dos primeiros até aos 60 metros. Nos 200 metros classificou-se em quarto lugar na série, entre oito concorrentes.
António Stromp está na memória dos sportinguistas pela sua dedicação ao Clube.
Acima de tudo foi um dos iniciadores da génese sportinguista, prepétuada pela família Stromp e pelo que se lhe seguiram no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário