terça-feira, 5 de julho de 2011

Azevedo

João de Mendonça Azevedo foi para muitos, o melhor guarda redes português de todos os tempos.
O Sporting deu-lhe visibilidade total que, de resto, ele retribuiu ao serviço do Clube e da Selecção Nacional. Nasceu no Barreiro a 10 de Julho de 1915 e faleceu em 1991.

Depois de ter surgido em Espanha um guarda-redes como Ricardo Zamora, julgava-se ser impossível surgir outro igual. Só que Azevedo, na Península Ibérica, sem fazer esquecer a fama do espanhol, para muitos foi-lhe superior, chegado ao ponto de levar muitos avançados a dizer que não seriam capazes de marcar um golo a Azevedo.
Saiu do Luso do Barreiro para o Sporting, onde começou por ser suplente de Artur Dyson. Depois disso defendeu a baliza "leonina" em 567 jogos! Entrou para o Clube na época de 1937/38.
São tantos factos e tantas as histórias a respeito deste grande sportinguista que o difícil é escolher uma para contar. Mas talvez haja consenso ao trazer à memória aquela tarde no Campo Grande (Benfica - Sporting), corria o ano de 1946, em que Azevedo fracturou um clavícula, ao efectuar uma defesa, saindo do jogo perto do intervalo. Jesus Correia e Veríssimo tentaram substituí-lo, mas aos 20 minutos da segunda-parte, João Azevedo reentrou em campo com o braço imobilizado pelo massagista Manuel Marques, perante o espanto de todo o público e dos jogadores. O certo é que jogou o resto do desafio de braço ao peito num sacrifício sem limites e justificando os aplausos dos jogadores do Benfica no final da partida. Aliás, Azevedo, nesse jogo, fez voos de um canto ao outro da baliza, a fim de defender remates que lhe deram enviados para o lado do braço partido. E defendia-os com o braço contrário. O Sporting ganhou por 3-1, com dois golos marcados na parte final da partida.
Numa outra época. o Sporting foi batido na primeira volta também no Campo Grande, mas na segunda, graças a uma super-exibição de Azevedo e à forma como os "violinos" tocaram, bateu o seu maior rival de sempre por 6-1.
Recorde-se a equipa: João Azevedo, Álvaro Cardoso e Octávio Barrosa; Carlos Cenário, Veríssimo Alves e Manuel Marques; Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travaços e Albano Pereira. O Sporting, ao longo as seus 100 anos de história, teve equipas poderosas, mas como esta é difícil encontrar.
João Azevedo conquistou sete Títulos Nacionais, dois Campeonatos de Portugal, quatro Taças de Portugal, 12 Campeonatos de Lisboa e foi internacional 19 vezes.
O seu primeiro jogo no Sporting foi na época de 1937/38 e o último na temporada de 1951/52, dando o seu lugar a Carlos Gomes. Ainda alinhou duas épocas pelo Oriental.
Na selecção realizou o primeiro jogo com a Espanha, em 1937, e o último com a França, dez anos depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário