segunda-feira, 18 de julho de 2011

Joaquim Agostinho

Joaquim Francisco Agostinho nasceu no dia 7 de Abril de 1943, em Brejenjas, concelho de Torres Vedras. Foi o maior campeão de ciclismo do Sporting Clube de Portugal, tanto no nosso país como no estrangeiro. A morte roubou-o em plena competição.
Faleceu a 10 de Maio de 1984.

Joaquim Francisco Agostinho, descoberto para o ciclismo por João Roque (outro grande nome no clube), ingressou no Sporting em Fevereiro de 1968, portanto já com 25 anos de idade, depois de regressar de África, onde cumprira o serviço militar. Entrou como amador e nesse mesmo ano ganhou o Campeonato Regional de Fundo.
Passou rapidamente a sénior e participou, pela primeira vez, na Volta a Portugal em 1968, tendo ficado em segundo lugar. Depois foi a Imola, ao Campeonato do Mundo de Estrada e obteve o 16º lugar, a melhor classificação portuguesa de sempre.
Durante cinco anos consecutivos, Joaquim Agostinho foi Campeão Nacional de Fundo e venceu por três vezes a Volta a Portugal. Participou em 13 Voltas a França e em 1978 e 1979 classificou-se em terceiro lugar, o que mais nenhum ciclista português conseguiu até hoje.
Saiu do Sporting em 1972, porque o apelo do estrangeiro era superior, mas regressou ao Clube em 1975. Depois voltou a sair para equipas estrangeiras (Bic, Velda-Lano-Flandria, Puch-Campagnolo e Sem-France-Loire).
Em 1984, com 40 anos de idade, Joaquim Agostinho voltou ao Sporting. No dia 30 de Abril, no final da quinta etapa da Volta ao Algarve, um cão atravessou-se à frente da sua bicicleta e provocou-lhe uma queda que originou fractura de crânio. A assistência médica total de carecia não foi tão rápida quanto era necessário, porque o atleta teve de ser transferido para Lisboa, sendo operado às 10 horas depois do acidente. Viria a falecer a 10 de Maio, no Hospital da CUF.
Joaquim Agostinho foi um dos melhores ciclistas de sempre. Eis o seu palmarés:
- três voltas a Portugal (1970, 71 e 72)
- 2º lugar na Volta a Portugal (68)
- uma Volta a São Paulo (68)
- cinco vezes campeão de Portugal de Fundo (69, 70, 71, 72 e 73)
- Campeão de Portugal de Perseguição (71)
- Campeão de Portugal de Fundo para Amadores (68)
- Grande Prémio Robbialac (69)
- Grande Prémio Riopele (69)
- Grande Prémio Internacional de Sintra (71)
- Grande Prémio Clock (75)
Como se percebe, Joaquim Agostinho dominou, por completo, o panorama ciclista português, durante o tempo em que correu em Portugal. Parte do seu espólio está exposto no "Mundo Sporting", no Estádio José Alvalade. Foi-lhe erguida uma estátua em Torres Vedras.

Sem comentários:

Enviar um comentário