quarta-feira, 6 de julho de 2011

Júlio Rendeiro

Júlio Américo de Sousa Rendeiro nasceu na cidade do Porto em 1942 e iniciou a sua carreira desportiva no Sporting, como hoquista, em 1971. Conquistou no Sporting três títulos nacionais e fez parte da célebre equipa que em 1977 conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Foi internacional 152 vezes.

Júlio Rendeiro começou a jogar hóquei em patins no Infante de Sagres, apenas com oito anos de idade. Em 1971 ingressou no Sporting e afirmou-se como um dos melhores hoquistas de todos os tempos. Jogava preferencialmente na posição de defesa.
Júlio Rendeiro, a par da sua brilhante carreira desportiva, licenciou-se em engenharia.
É um dos membros ilustres da Comissão de Honra do Centenário e foi Campeão Nacional por três vezes, envergando a camisola do Sporting (1974/75, 75/76 e 76/77).
Em 1977 ganhou a Taça de Portugal e a Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Após o Campeonato da Europa de 1977 abandonou a prática do hóquei em patins e assumiu o cargo de seleccionador nacional da modalidade, vencendo o título mundial de 1982.
Júlio Rendeiro foi Campeão do Mundo por duas vezes e sagrou-se Campeão da Europa por cinco vezes. Marcou 112 goloa nas suas 152 internacionalizações.
Pode ser afirmado que Júlio Rendeiro era o "cérebro" da equipa do Sporting e da Selecção, tudo girando à volta da forma como ela sabia assumir uma voz de comando no recinto do jogo e como sabia organizar a equipa.
Júlio Rendeiro foi ainda Campeão Europeu em juniores e conquistou, já como sénior, uma Taça Latina e vários Torneios de Montreux que eram uma espécie de montra do hóquei em patins europeu. Ganhou duas vezes os Jogos Luso-Brasileiros.
Durante o tempo em que jogou no Sporting foi o capitão da equipa devido à sua grande capacidade de "liderança".
Júlio Rendeiro é, neste momento, um símbolo do Sporting, que fez questão d representar sem ser remunerado.

Sem comentários:

Enviar um comentário