sexta-feira, 15 de julho de 2011

Livramento

António José Parreira do Livramento nasceu a 28 de Fevereiro de 1944, em São Mansos e faleceu a 7 de Junho de 1999. Iniciou a sua carreira no Sporting em 1977 e foi o maior hoquista de sempre, mesmo a nivel mundial.

António Livramento começou por jogar futebol, no Venda Nova. Era a sua grande paixão de adolescente, mas foi o treinador Torcato Ferreira (que esteve muitos anos ao serviço do Sporting) a incutir-lhe o gosto pela prática do hóquei em patins, onde atingiu um plano de grande notoriedade. Foi internacional na modalidade aos 18 anos.
Em 1961 sagrou-se, pela primeira vez, Campeão da Europa, marcando 17 golos!
Em 1962, no Mundial disputado em Santiago do Chile e no jogo com a Argentina, Livramento captou a bola atrás da baliza portuguesa, fintou toda a equipa contrária e marcou um golo único na história do hóquei em patins.
Sucederam-se os títulos europeus e mundiais a um ritmo impressionante e em três jogos (Japão, Nova Zelândia e Suíça) marcou dez golos (!) em cada um.
Jogou Hóquei Candi Monza, devido à qualidade do seu jogo. Foi depois para a equipa do Banco Pinto e Sotto Mayor e em 1977 mudou-se para o Sporting, para conquistar o título que lhe faltava na sua carreira ímpar: Taça dos Campeões Europeus.
Depois de deixar de jogar assumiu as funções de treinador no Sporting levando a equipa, em 1981, à conquista a Taça das Taças e do Campeonato Nacional.
Em 1984 conquistou para o Sporting  mais dois troféus: Taça CERS e Taça de Portugal.
Foi depois para Bassano, Itália, mas regressou a Alvalade para reanimar o Hóquei em Patins do Clube.
Assumiu seguir o cargo de seleccionador nacional para ganhar mais títulos europeus e um mundial em 1993.
Morreu, de trombose, no dia 5 de Junho de 1999 com apenas 55 anos de idade.
O seu currículo, no Sporting, é impressionante: como jogador, ganhou uma Taça dos Campeões Europeus (1977), um Campeonato Nacional (1977), e uma Taça de Portugal (1977). Como Treinador, venceu dois Campeonatos Nacionais (1982 e 1988), uma Taça das Taças (1981), uma Taça CERS (1984) e uma Taça de Portugal (1984).
Estamos perante uma das grandes glórias do Sporting Clube de Portugal e um dos maiores atletas de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário